5 PASSOS SIMPLES PARA CRIAR UM NOVO HÁBITO DE MANEIRA EFICIENTE

As vezes nos perguntamos, como criar um novo hábito de maneira eficiente, e definitivamente fazer coisas fora do comum pode não ser uma tarefa muito fácil.

Mesmo tendo a consciência de que esse novo hábito vai nos trazer muitos resultados positivos para nosso desenvolvimento ainda assim procrastinamos. Então nesse artigo listei a baixo 5 passos simples para criar um novo hábito que considero muito importantes e eficientes.

como-criar-um-novo-hábito

Na maioria dos casos esses hábitos acabam não sendo desenvolvidos por procrastinação, a preguiça toma conta e ficamos adiando esse hábito de um dia para o outro, seja ele qual for.

Se for o caso de adquirir o hábito de fazer exercícios, fazer uma caminhada ou outro qualquer, sempre damos a nós mesmos uma desculpa, como; hoje esta muito frio, o sol está muito quente, e entre diversas outras. Mas na realidade não é bem isso, só estamos fugindo do esforço que deveremos fazer para que nossos objetivos se tornem uma realidade através dos hábitos que nos levarão até eles.

Entendemos então que não criamos novos hábitos por causa do efeito da procrastinação, mas então como vamos acabar com ela e focar em nossas novas atitudes que gerarão os resultados que queremos ter.

  • 1.FOQUE NOS RESULTADOS

Pare por um instante e pense em todos os resultados, benefícios, metas e objetivos que você ira adquirir por consequência da presença desses hábitos em sua vida,  seja metas e objetivos de curto, ou longo prazo.

Reflita o por que estes hábitos serão tão importantes, fazendo assim que você pare de focar no sacrifício e venha adquirir a motivação necessária para para parar de procrastinar.

  • 2.DEFINA UM DIA PARA COMEÇAR UM NOVO HÁBITO

Definir um dia para começar um hábito pode ser muito eficaz, pois sem um dia, ou momento definido ficamos adiando, o tempo vai passando e nada foi feito a respeito.

Não fique esperando estar preparado, pois nunca vamos estar preparados, sempre vamos achar uma maneira de nos sabotar e pensar que não estamos prontos, estabeleça um dia, mas o mais próximo possível.

  • 3.MANTENHA CONSISTÊNCIA

É de extrema importância que se mantenha a consistência em seu novo hábito, se no seu caso seja um hábito que deve ser feito todos os dias faça todos os dias, não pule dias, pois pulando um dia, pulara dois e quando você perceber já não vai mais estar com aquele hábito.

Se for necessário faça por um curto tempo do dia, mas é importante que seja todos os dias, porem aumentando esse tempo aos poucos até chegar a duração necessária.

  • 4.SE AFASTE DAS TENTAÇÕES

Quando estamos em um processo de mudança é normal nos sentirmos atentados por coisas a nossa volta que podem tirar nosso foco, disciplina ou até mesmo nos desanimar e nos fazer deixar de lado as praticas que nos levarão aos resultados que queremos, por isso precisamos ter cautela, nos afastando de tudo que possa nos fazer ter deslizes.

  • 5.TENHA CUIDADO NOS DESLIZES

Certos hábitos como uma alimentação mais saudável, ou deixar de um vicio por exemplo, as vezes ocorrem deslizes e acabamos por nos entregar a tentação.

Olhamos um delicioso pedaço de bolo e não resistimos, ou  se for o caso de parar de fumar por exemplo, olhamos alguém fumando e acabamos por deslizar e quebrar o hábito.

Mas isso não é uma definitivamente uma derrota, apenas foi um deslize, mas não podemos usar isso como desculpa para desviar nosso objetivo.

O grande problema e que na maioria dos casos quando temos deslizes, acabamos por jogar tudo pro alto e mais uma vez nos auto sabotar acreditando que não vamos conseguir manter o hábito.

Oque podemos fazer então é assumir o erro e tomar atitudes que façam que esse deslize não venha ocorrer novamente.

Mantendo consistência nesses passos é bem provável que se consiga chegar onde se deseja, mas sempre agindo com foco e disciplina na pratica e na consistência.

Faça parte da nossa lista VIP e receba gratuitamente dicas exclusivas sobre Desenvolvimento Pessoal e atualizações do blog!