COMO SER MAIS PRODUTIVO COM TÉCNICAS SIMPLES POREM MUITO EFICIENTES

É comum nos dias de hoje nos encontrarmos sobrecarregados com tantas informações, distrações e tarefas, sem procurar adotar maneiras de como ser mais produtivo para aliviar essa sobrecarga.

O dia termina e deitamos na cama com todo o peso na consciência de que muitas tarefas deixaram de ser feitas, pois parece que os dias estão cada vez mais curtos e ao mesmo tempo mais cheios de tarefas a serem concluídas.

produtividade

Olhamos a nossa volta e percebemos que há pessoas que simplesmente parecem conseguir fazer, viver e ser varias coisas, e ao mesmo tempo aparentam estar sempre livres, geralmente pessoas de muito sucesso.

Mas qual seria o grande segredo destas pessoas?

A verdade é que não há segredo, elas simplesmente aprenderam meios e técnicas de como ser mais produtivo no seu dia a dia.

Porem há aquelas que pensam que estão sendo produtivas, simplesmente ocupando todo seu tempo em suas tarefas, sem dedicar uma parte para os amigos, família e o mais importante, para elas mesmas.

Não confunda estar ocupado com ser produtivo!

O QUE TEM TE IMPEDIDO DE ENCONTRAR MANEIRAS DE COMO SER MAIS PRODUTIVO?

homem sem produtividade

E você o que tem bloqueado sua produtividade no dia a dia?

O estresse pode ser um grande fator que esteja consumindo sua produtividade, então é o primeiro ponto onde você precisa trabalhar, pois a ansiedade causada pelo excesso de tarefas reduz drasticamente sua eficiência.

Para reduzir esse estresse a melhor coisa a se fazer seria limpar a sua mente e ter clareza com relação as suas metas e objetivos.  

Planeje suas metas e tarefas um dia antes, dessa maneira você limpa sua mente impedindo que ela sobrecarregue com tarefas que você sabe que terá que fazer mas não sabe nem por onde começar.

Não fique com elas apenas na sua cabeça, escreva todas as suas metas e tarefas para o próximo dia em um papel e defina as mais importantes onde você precisará dar mais atenção.

Tarefas muito fáceis e rápidas não devem ser anotadas.

É muito importante também que você tenha clareza quais são os objetivos que te levam a querer ser mais produtivo e quais os resultados que você terá sendo produtivo, assim você terá mais disposição e motivação.

 

ALGUMAS SOLUÇÕES BÁSICAS

 

1.CUIDE MAIS DE  VOCÊ E SUA SAÚDE

Todos sabemos que fica impossível ter uma boa disposição se algo errado estiver com nossa saúde, tanto física quanto emocional.

Uma boa alimentação e dormir bem é essencial para ter mais disposição, se necessário tire pequenos cochilos durante o dia quando sua energia estiver baixa.

2.DETERMINE SEU PICO DE PRODUTIVIDADE

Geralmente pela manhã tendemos a ser mais produtivos, você pode usar esse momento para realizar tarefas mais importantes e que requerem maior atenção.

Descubra em qual momento do dia você se considera mais produtivo, algumas pessoas tendem a ser mais produtivas durante a tarde ou até mesmo na madrugada, descubra seu pico de produtividade e use ao seu favor.

EBOOK MOSTRA COMO TRABALHAR MENOS PRODUZINDO MAIS

3.TRABALHE DE FORMA INTELIGENTE

Trabalhar em excesso não significa exatamente estar sendo produtivo, é necessário se conhecer e ter clareza quais são os meios que te fazem mais produtivo, te fazendo produzir mais trabalhando menos.

Descubra em quais áreas você tem mais facilidade e tire vantagens sobre elas, nas que você tem mais dificuldades procure dedicar um foco maior e aprenda a dominá-las até que elas virem um hábito prático.

4.LIMPE SUA MENTE

Quando estiver com a mente muito bloqueada por excesso de atividades e tarefas organize-as em um mapa mental.

Um mapa mental é um diagrama onde você coloca uma ideia central e interliga em outras organizando-as de maneira mais clara para sua mente.

5.FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

Não tente fazer varias coisas ao mesmo tempo, isso pode ser prejudicial a qualidade e resultado das suas tarefas, se concentre em uma única tarefa de cada vez.

6.ENCONTRE FERRAMENTAS PARA FACILITAR

Existem diversas ferramentas que podem lhe auxiliar, como aplicativos de produtividade e organizador de tarefas, descubra um que se adapte as suas necessidades.

7.ELIMINE DISTRAÇÕES DESNECESSÁRIAS

Durante nosso dia boa parte de nosso tempo acaba sendo consumido por coisas não muito relevantes, como Redes Sociais, e Televisão.

A todo momento abrimos Email, Facebook, e isso acaba consumindo boa parte de nosso tempo, defina um momento especifico do seu dia para isso.

Botar senhas longas que se tornam cansativas ao digitar pode ajudar você a deixar de usar esses aplicativos que tomam todo seu tempo.

8.APRENDA A DIZER NÃO

Nos geralmente tendemos a dizer sim para tudo, pois dizer sim é mais fácil do que dizer  não, e isso é muito prejudicial, você precisa analisar e dizer sim apenas para atividades que você considera realmente importantes.

E dizer não para o que não vai lhe agregar em nada e só vai consumir seu valioso tempo.

9. PARE COM A MANIA DA PERFEIÇÃO

Parar com perfeccionismo não significa fazer de qualquer jeito, muitas pessoas se aproveitam da frase ”feito é melhor do que perfeito” e acabam por obter resultados pouco satisfatórios.

O que é preciso é ter um meio termo, quando eu digo pare com a mania da perfeição estou dizendo para ter cautela com pequenos detalhes que tendem a consumir muito tempo e energia, tempo esse que poderia ser usado com outras coisas mais relevantes.

10.TORNE SUA PRODUTIVIDADE UM HÁBITO

Faça de todas essas pequenas técnicas um hábito, desta maneira elas irão durar por muito tempo fazendo de você uma pessoa com hábitos produtivos de modo automático e inconsciente.

Quer aprender mias sobre hábitos e saber como eles podem te ajudar a encontrar maneiras de como ser mais produtivo? Recomendo ESTE POST AQUI..

ESTA GOSTANDO DO POST? INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA E VIP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS 

Faça parte da nossa lista VIP e receba gratuitamente dicas exclusivas sobre Desenvolvimento Pessoal e atualizações do blog!

2 TÉCNICAS SIMPLES, MAS QUE IRÃO GERAR GRANDES RESULTADOS

medindo tempo

  • LEI DE PARKISON

Você já reparou que as vezes ficamos procrastinando a fazer alguma coisa que tenha um prazo determinado, e ai quando percebemos que o tempo está se esgotando tendemos a fazer tudo com uma velocidade absurda para que seja concluída no prazo?

A Lei de Parkinson aborda exatamente esta questão, ela consiste em você determinar prazos mais curtos para suas tarefas, pois quando temos tempos mais curtos para realizar algo tendemos a ter mais foco e encontrar maneiras mais rápidas, inteligentes e estratégicas para realizar estas tarefas.

  • TÉCNICA POMODORO

A técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo no final dos anos 80, foi projetada para ajudar a obter mais foco, disciplina, diminuir distrações e a ansiedade.

A técnica consiste em dividir suas atividades em períodos de 25 minutos (chamados Pomodoros) separados por intervalos de 5 minutos para descansar.

A ideia é que esses blocos de 25 minutos não sejam interrompidos, e as breves pausas ajudarem a aumentar sua agilidade.

Segue abaixo uma estrutura simples para aplicar a técnica que te ajudará a descobrir como ser mais produtivo:

 

  1. Listar as tarefas que deverão ser executadas;

  2. Ajustar um alarme para despertar a cada 25 minutos;
  3. Ao encerrar os 25 minutos fazer uma breve pausa de 5 minutos;
  4. As pausas podem ser utilizadas também para suas necessidades como tomar água e ir ao banheiro.
  5. Se você passar de 4 pomodoros poderá fazer uma pausa maior de 15 á 25 minutos.

 

O grande objetivo dos pomodoros é te fazer ser mais produtivo te concentrando exclusivamente a sua atividade sem ser interrompido, se surgirem ideias ou tarefas no meio do pomodoro anote em sua lista para fazer mais tarde.

CONCLUSÃO: TRABALHE DE MANEIRA EFICAZ COM MAIS RESULTADOS E MENOS TRABALHO

homem multi tarefas

Ficou claro que o segredo de como ser mais produtivo é trabalhar de forma inteligente, economizando mais tempo e obtendo maiores resultados.

Pare de ser escravo da ansiedade e comece agora mesmo encontrar suas estratégias  que te façam ter uma melhor performance.

Essas dicas e técnicas já podem gerar um resultado poderoso se utilizadas de maneira sábia, se você buscar se aprofundar ainda mais você pode se surpreender com você mesmo.

Eu estou me surpreendendo, me conhecendo e me aprofundando nesse conhecimento com esse conteúdo AQUI.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas e amigos, para que mais pessoas possam aprender a se gerenciar de maneira mais efetiva. 🙂

  • Paulo Couto

    Show seu conteúdo, me ajudou muito. Parabéns.

    • Obrigado Paulo, fico feliz que nosso conteúdo tenha ajudado. Volte sempre. 🙂