COMO TER MAIS AUTOCONFIANÇA NO DIA A DIA

A autoconfiança é muito importante para nosso desenvolvimento, é dela que extraímos muita da nossa capacidade, pois sem ela é impossível realizarmos até mesmo tarefas mais simples em nosso dia a dia, está ai uma razão para você aprender ainda hoje como ter mais autoconfiança.

Quando confiamos em nós mesmos e acreditamos que somos capazes, nos superamos e conseguimos fazer coisas incríveis, por isso é sempre bom aprendermos a ter mais autoconfiança, pois ela é importantíssima para nossa sobrevivência e crescimento, seja profissional ou pessoal.

como ter mais auto confiança

ONDE ESTÁ SUA INSEGURANÇA?

Antes de tomarmos atitudes para mudar nossa falta de confiança precisamos identificar o que tem nos impedido de confiar em nós mesmos a ponto de nos impedir de tomar ações.

Abaixo há uma lista de coisas que nos bloqueiam e que geralmente nos sabotam, nos fazendo perder nosso próprio controle;

 

  • Deixar de fazer algo preocupado com a reação das pessoas.
  • Se achar incapaz de fazer algo por que em uma tentativa passada você fracassou.
  • Se limitar a fazer coisas novas com medo de futuras frustrações.
  • Estar sempre em uma postura defensiva, impedindo sua linguagem corporal de levá-lo em estados de conforto e liberdade.
  • Acreditar que qualquer atitude, gesto ou palavra será criticada e penalizada  pelas pessoas.
  • Acreditar que não é capaz de tomar determinadas ações.
  • Timidez excessiva.
  • Não sabe dizer não e acaba por aceitar qualquer sugestão dada por alguém.

 

Provavelmente você se identificou com alguma destas situações não é mesmo? Identificando a causa que está bloqueando nosso desenvolvimento já fica mais fácil de lidar com ela.

Geralmente nossa falta de autoconfiança vem lá da infância, gerada por algum trauma ou fato desconfortável que passamos, possivelmente esse fato nos gerou um sentimento de incapacidade nos fazendo ser mais cautelosos e limitados a novos desafios ou atitudes fora de hábito.

COMO TER MAIS AUTOCONFIANÇA     

palavra acredite em você

COMECE COM A PRÁTICA

O primeiro passo que precisamos dar deve ser praticar, pois ter mais autoconfiança é algo que pode ser desenvolvido. Para ficarmos bom em algo antes de tudo precisamos praticar certo?

Não tem como ficar bom em algo sem antes praticar e até muitas vezes errar, comece a praticar sem se preocupar com os erros, pois eles serão frequentes no inicio.

COMECE A DESAFIAR-SE

Comece tomando atitudes pequenas, depois de pegar uma certa prática comece a desafiar-se tomando atitudes mais ousadas.

lembrando que nada precisa ser perfeito e que os erros serão frequentes, até mesmo as pessoas mais confiantes erram, o diferencial delas é que não se importam ou se julgam por errarem, isso é algo que também deverá ser desenvolvido nas suas práticas.

PARE DE FICAR SE JULGANDO

Como já foi dito não se preocupe com a perfeição, muitas vezes temos o costume de nos julgar acreditando que somos inferiores aos demais, isso consequentemente só nos leva para trás, nos fazendo criar mais uma vez uma crença limitante.

Definitivamente reduza sua auto exigência, pois quando uma pessoa exigi muito de si mesma ela também se punirá demais, e quanto mais ela se punir mais sua autoconfiança diminuirá.

ADQUIRA UMA POSTURA DE AUTOCONFIANÇA

É comprovado cientificamente que a postura de certa forma pode influenciar a nossa fisiologia e nossa mente, sabendo disso podemos adotar uma postura mais confiante.

Isso provocará uma fisiologia de confiança e estimular nosso pensamento nos fazendo tomar atitudes e ações com mais confiança, pensamentos positivos também podem causar o mesmo efeito, essas posturas e pensamentos podem ser;

  • Andar com postura ereta.
  • Olhar reto.
  • dizer coisas positivas para si mesmo.
  • Relembrar momentos em que se sentiu confiante.
  • Se o momento permitir, fazer gestos de vitória, como braços para cima como o exemplo da imagem.

homem erguendo os braços

Se seu corpo adotar uma postura mais confiante, automaticamente sua mente e seus pensamentos irão adotar esse mesmo padrão.

FAÇA DA SUA AUTOCONFIANÇA UM HÁBITO

Junto com a prática correta das maneiras que aprendemos para nos sentirmos mais confiantes é importante fazer essas práticas virarem um hábito de modo inconsciente.

Desta maneira com o tempo se sentir confiante não mais será um desafio, mas algo normal e automático contribuindo para nosso sucesso.

A criação de um novo hábito é falada de modo mais aprofundado em outro post.

>>>>>>  5 MANEIRAS DE CRIAR UM NOVO HÁBITO  <<<<<<<