5 ERROS FATAIS QUE IMPEDEM VOCÊ DE TER MAIS TEMPO LIVRE ( NÃO IGNORE O NUMERO 4 )

tempo livreQuem  é que não gosta de ter mais tempo livre, seja para família, amigos ou para si mesmo. Ter mais tempo livre com certeza é algo que todos almejam, porem na correria de nossas vidas as vezes fica muito difícil encontrar esse tempo tão desejado.

Geralmente as pessoas focam somente em maneiras de serem mais produtivas e não percebem que há grandes erros em seus hábitos que podem estar consumindo seu precioso tempo.

Quando elas estão focadas somente na sua produtividade elas até conseguem ótimos resultados com as mesmas, porem não percebem que podem estar sendo escravas  da produtividade.

Por consequência estão sempre tendo ótimos resultados com o que diz questão a produzir, porem não conseguem ter mais tempo livre para elas mesmas, se tornando pessoas com ótimos resultados profissionais , porem infelizes com vida.

Por isso decidi listar aqui os 5 erros fatais que impedem você de ter mais tempo livre.  Preste muita atenção em cada item desta lista os identifique em seus hábitos e reflita sobre eles.

O numero 4 com certeza é o que mais tem consumido o tempo das pessoas nos dias de hoje, então ele não pode ser ignorado e tenha em mente que você deverá refletir bastante sobre ele.

5 ERROS FATAIS QUE IMPEDEM VOCÊ DE TER MAIS TEMPO LIVRE

tempo relógio

  1. NÃO PLANEJAR SUA ROTINA

Vamos começar a nossa lista com um erro que a maioria de nós comete mesmo tendo consciência de que é um erro gravíssimo que nos impede de ter mais tempo livre.

Quando você não organiza e planeja sua rotina, atividades e deveres você acaba se prendendo a uma overdose de tarefas que você não sabe nem por onde começar e muito menos quando elas vão terminar.

Se você não sabe quando vai terminar seus deveres fica impossível você saber quando poderá ter mais tempo livre, não ter clareza quanto tempo você levará para realizar tudo que você precisa consequentemente te gerará crenças de que você vive cheio de coisas para fazer e que nunca terá tempo livre.

Comece a criar um planejamento de tudo que você precisará fazer durante o dia, depois que você já estiver com esse hábito você precisará ir além e começar a planejar uma semana inteira.

Seus planejamentos devem ser todos escritos em uma lista colocando eles em ondem por preferencia e urgência, como seu objetivo é ter mais tempo disponível analise com cuidado sua lista e descarte tarefas não muito necessárias.

 

2. NÃO APRENDER A TRABALHAR DE FORMA INTELIGENTE 

”Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente”.

Você certamente já deve ter ouvido essa expressão não é mesmo?

Como já mencionado antes quando estamos focados somente em ser produtivos muitas vezes perdemos a noção do tempo e só optamos por horas e horas exaustivas de trabalho sem se preocupar se sobrará um tempo livre para nosso lazer e até mesmo para nosso relaxamento.

Como-Produzir-Muito-Mais-Trabalhando-Muito-Menos-capa-com-sombra-250x250
EBOOK REVELA COMO PRODUZIR MAIS TRABALHANDO MENOS

As vezes de forma tão desesperadora que até não há tempo para raciocinar e aprender a aprimorar seus conhecimentos e implementar técnicas mais inteligentes de se trabalhar.

Descubra seu pico de produtividade e use para aqueles compromissos, tarefas e projetos mais importantes e que demandem maior concentração e criatividade, esse é um grande passo para que você comece a trabalhar de maneira mais sábia.

Outro grande erro que é muito comum é a mania de querer fazer tudo sozinho, comece a delegar algumas atividades a outras pessoas próximas, se possível contrate alguém para lhe auxiliar.

 

3. PROCRASTINAR 

Procrastinar  sem duvida é uma das coisas que mais tem atrapalhado a produtividade de muitas pessoas hoje em dia, o prazer de não fazer ou em outras palavras o famoso deixar para mais tarde, é algo que acaba sendo muito mais prazeroso do que o prazer de gerar bons resultados.

O grande erro é que estas pessoas não percebem que o prazer da procrastinação é momentâneo, e que acaba refletindo em seu tempo livre, esse que acaba não existindo, pois as tarefas e afazeres se acumulam gerando um acumulo de trabalho tomando o tempo que deveria ser para o descanso ou lazer.

Pare e analise se você não se enquadra com o que foi dito, será que você tem focado totalmente nas suas atividades sem dar tempo para a procrastinação?

Reveja a forma como você trabalha e se identificar pontos de procrastinação comece a mudar os seus hábitos dedicando totalmente seu foco as suas tarefas para que elas se concluam mais de pressa, desa forma adiantando seu tempo livre.

ANTES DE PROSEGUIRMOS COM A NUMERO 4 QUE TAL SE INSCREVR EM NOSSA LISTA VIP PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS 🙂

Faça parte da nossa lista VIP e receba gratuitamente dicas exclusivas sobre Desenvolvimento Pessoal e atualizações do blog!

4.  PRA MIM O PIOR ERRO DE TODOS ( GASTAR SEU TEMPO COM INFORMAÇÃO )

Ai você me pegunta, Como assim gastar o tempo com informação é uma perda de tempo? Você deve estar achando uma loucura não mesmo? Esse é um assunto meio polemico e que há controversas, mas sim no meu ponto de vista é uma das maiores perdas de tempo.

Mas calma eu não estou falando de qualquer informação, estou falando de informações desnecessárias, é comum em nosso dia a dia tirarmos  grande parte do tempo para ficarmos informados, seja pelos jornais, revistas e internet.

Mas será que toda esta informação é necessária? Dependendo da hora em que você está lendo este artigo pare e relembre todas as vezes que você parou para obter informações hoje, como noticias na TV, lendo jornais, na internet ou até mesmo olhando o seu feed do Facebook.

Quanto destas informações foram uteis para você? é provável que muito pouco não mesmo?

A TV é um grande meio de ficar informado, mas programações que agregam algo de valor são raras. Noticiários em geral só enfatizam noticias ruins e tragedias que fazem as pessoas terem uma imagem negativa sobre o mundo as fazendo acreditar que no mundo só há coisas ruins.

Não estou dizendo para parar totalmente de consumir estes conteúdos, mas sim aprender a selecionar melhor as fontes de informações. Comece a se informar com base nos seus interesses e categorias ais quais você necessita estar informado.

Pare e reflita o quanto esse tempo com coisas desnecessárias poderia ser gastado com coisas mais saudáveis e bem mais relevantes para você, agora se você realmente gosta de usar o seu tempo com esse tipo conteúdo é uma opção sua, mas procure ter mais cautela e usar de uma maneira mais inteligente.

5. DORMIR ALÉM DO NECESSÁRIO

Parece meio obvio, mas há pessoas que gastam boa parte do seu tempo dormindo mais do que o necessário, em média a quantidade que se deve dormir é de sete a oito horas por dia, claro que isso varia muito de pessoa para pessoa, mas não justifica passar dez ou onze horas em uma cama.

Tão importante quanto não dormir de mais é  não dormir pouco. Dormir pouco é prejudicial  tanto a sua saúde quanto a sua produtividade e qualidade de vida. Tenha um balanço entre os dois.

Se você sofre com o problema de dormir em excesso você deve tomar certas atitude e hábitos  para poder mudar isso. Comece a determinar um numero de horas especifico para dormir colocando um despertar para lhe acordar na hora programada.

Evite a função soneca ela só vai tomar seu tempo. Se você tem problemas para levantar da cama na hora que o tão adorado despertador desperta experimente colocá-lo em um lugar longe onde você terá que levantar da cama para desligar.

Defina um horário tanto para dormir quanto para acordar e faça dele um hábito para que seu corpo se acostume, com o tempo você verá que nem precisara mais do tão adorado despertador, pois seu corpo estará tão acostumado que vai despertar automaticamente na hora certa.

Se você sente sonolência acessiva é aconselhável procurar um medico especialista que examine seu caso, dependendo de sua situação ele poderá lhe receitar vitaminas e suplementos para combater esse sono excessivo. 

CONCLUSÃO: E AGORA O QUE FAZER COM O TÃO ALMEJADO TEMPO LIVRE?

homem relaxando

 

E ai você já decidiu o que vai fazer em seu tempo livre? Para muitos esse também é outro grande desafio se não se tem um objetivo claro com o que vai ocupar seu tempo livre.

Muitas pessoas esperam ansiosamente pelo fim do dia e pelo final de semana, porem quando esses momentos chegam elas simplesmente deixam eles desaparecerem sem se quer perceber com o que esse tempo foi gasto.

Deixam seu tempo passar com coisas sem nexo, como caminhar pela casa de um lado para o outro sem um objetivo, começam a procurar e fazer tarefas que não necessariamente precisariam ser feitas.

Por isso é necessário também ter um planejamento do seu tempo disponível, de nada adianta telo se não saber usá-lo, procure planejá-lo antes mesmo de começar a cumprir suas prioridades pra que você possa trabalhar de forma mais eficiente e motivadora.

Assim como seu tempo de trabalho seu tempo disponível também deve ser produtivo, sendo bem usado com aquilo que lhe faz bem, ai vai das paixões de cada pessoa, sejam elas, fazer exercícios, estudar, aprender um novo idioma, sair com amigos ou família ou até mesmo apenas relaxar e não fazer nada.

Seja inteligente e defina bem com oque você vai gastar seu precioso tempo.

Gostou do post? Deixe suas opiniões, sugestões ou duvidas nos comentários. Compartilhe para que novas pessoas possam refletir, crescer e evoluir. 😀